As palavras de Amós, que esteve entre os pastores de Tecoa; as quais ele viu sobre Israel nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.
E disse ele: O Senhor bramará desde Sião, e desde Jerusalém erguerá a sua voz. E as tendas dos pastores lamentarão, e secar-se-á o cume do Carmelo.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Damasco, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque com trilhos de ferro, trilharam a Gileade.
E mandarei fogo à casa de Hazael, que consumirá os palácios de Ben-Hadade.
E despedaçarei as trancas de Damasco, e exterminarei os moradores do Vale de Aven, e o que traz o cetro desde Bete-Eden; e o povo da Síria será deportado em Quir, diz o Senhor.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Gaza, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque levou cativo todo um cativeiro, para os entregar a Edom.
E mandarei fogo na muralha de Gaza, que consumirá os seus palácios.
E exterminarei aos moradores de Asdode, e o que traz o centro desde Ascalom; e tornarei minha mão sobre Ecrom, e os remanescentes dentre os filisteus perecerão, diz o Senhor Deus.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Tiro, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque entregaram o cativeiro todo a Edom, e não se lembraram do concerto de irmãos.
E mandarei fogo na muralha de Tiro, que consumirá os seus palácios.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Edom, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque perseguiu à espada ao seu próprio irmão, e corrompeu assim as suas misericórdias; e sua ira o tem despedaçado sempre, e tem guardado a sua indignação eternamente.
E mandarei fogo em Temã, que consumirá os palácios de Bosrá.
Assim diz o Senhor: Por três pecados dos filhos de Amom, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque fenderam ao meio as grávidas de Gileade, só para dilatarem os seus termos.
E atearei fogo no muralha de Rabá, que consumirá os seus palácios; sim, como com estrondo em dia de batalha, como com tormenta em dia tempestuoso.
E seu rei irá em cativeiro: ele e os seus príncipes juntamente, diz o Senhor.
Capítulo 2
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Moabe, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque queimou os ossos do rei de Edom, até torná-los em cal.
E mandarei fogo em Moabe, que consumirá os palácios de Queriote; e morrerá Moabe em alvoroço, em alarido, e ao som de trombeta.
E exterminarei ao juiz do meio dele; e a todos os seus príncipes matarei junto com ele, diz o Senhor.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Judá, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque eles rejeitaram a Lei do Senhor, e não guardaram as suas ordenanças; mas os fizeram errar as suas próprias mentiras, após as quais também andaram os seus pais.
E mandarei fogo em Judá, que consumirá os palácios de Jerusalém.
Assim diz o Senhor: Por três pecados de Israel, e ainda por quatro, não o voltarei atrás. Porque venderam por prata ao justo, e ao pobre por um par de sapatos.
Os quais aspiram pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, e o caminho dos humildes pervertem; e ainda o homem e o seu próprio pai vão a uma mesma moça, para profanar ao meu santo nome.
E sobre as roupas penhoradas se deitam, junto a qualquer altar; e o vinho dos penalizados bebem na casa de seus deuses.
Mas eu destruí o amorreu de diante dele, cuja altura era como a altura dos cedros, e que era tão forte como carvalhos; e destruí seu fruto em cima, e sua raiz embaixo.
E eu mesmo vos fiz subir da terra do Egito; e vos conduzi pelo deserto por quarenta anos, a fim de que possuísseis a terra do amorreu.
E levantei a alguns de vossos filhos, para que fossem profetas, e de vossos rapazes para que fossem nazireus. Não é isto assim, ó filhos de Israel? Diz o Senhor.
Mas vós destes de beber vinho aos nazireus. E aos profetas mandastes, dizendo: Não mais profetizareis!
Pois eis que eu vos oprimirei em vosso próprio lugar, como se comprime bem a carruagem que está cheia de manolhos.
E a fuga perecerá mesmo diante do ligeiro, e o forte não reforçará a sua força; e nem o valente livrará a sua vida.
E o que maneja o arco não subsistirá, nem o ligeiro de pés escapará; e nem o que monta em cavalo livrará a sua vida.
E o mais destemido entre os valentes, naquele dia fugirá despido, diz o Senhor.
Capítulo 3
Ouvi vós esta palavra, a qual o Senhor tem falado contra vós outros, ó filhos de Israel; sim, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
Somente a vós outros tenho reconhecido, dentre todas as famílias da terra. Portanto, visitarei sobre vós outros todas as vossas iniquidades.
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem em acordo?
Rugirá no mato o leão, sem que tenha alguma presa? Dará seu bramido o filho do leão desde o seu covil, se nada houver apanhado?
Cairá a ave no laço em terra, sem que haja armadilha? Levantar-se-á o laço da terra, se não houver prendido algo?
Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não se alvoroçará? Haverá mal algum na cidade, o qual o Senhor não haja feito?
Pelo que nada fará o Senhor Deus, sem que antes revele o seu segredo a seus servos, os profetas.
Ruge o leão: quem não temerá? O Senhor Deus fala: quem não profetizará?
Fazei-o ouvir pelos palácios de Asdode, e pelos palácios da terra do Egito. E dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria, e vede os muitos tumultos dentro dela, e quantos oprimidos há no meio dela!
E não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor; entesouram violência e assolação em seus palácios.
Portanto, assim diz o Senhor Deus: O inimigo virá, e cercará a terra. E derribará de ti a tua fortaleza, e serão saqueados os teus palácios.
Assim diz o Senhor: Como o pastor livra da boca do leão duas pernas, ou só um pedacinho de uma orelha; assim escaparão os filhos de Israel que habitam em Samaria, isto é, ao canto da cama, e ao lado do leito.
Ouvi vós e protestai na casa de Jacó: diz o Senhor Deus, o Deus dos Exércitos!
Pois no dia em que eu visitar as transgressões de Israel sobre ele; visitarei também os altares de Betel, e serão extirpados os chifres do altar, e cairão por terra.
E ferirei a casa de inverno junto com a casa de verão: e as casas de marfim perecerão, e grandes casas se acabarão, diz o Senhor.
Capítulo 4
Ouvi vós esta palavra, ó vacas de Basã, que estais no monte de Samaria; que oprimis aos pobres, que quebrantais aos necessitados. Vós que dizeis aos seus senhores: Trazei, e bebamos!
O Senhor Deus jurou, por sua própria santidade, que eis que vêm dias sobre vós outros; e vos puxará em aguilhões, e a vossa posteridade em anzóis de pescador!
E saireis pelas brechas, cada uma de vós diante de si; e lançareis fora o que levastes para o palácio, diz o Senhor.
Vinde a Betel, e rebelai-vos; em Gilgal multiplicai a transgressão. E trazei de manhã os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos a cada terceiro dia.
E fazei incenso de levedado em oferta de louvor, e proclamai sacrifícios voluntários, e anunciai; pois assim o amais, ó filhos de Israel, diz o Senhor Deus.
E também eu vos dei limpidez de dentes em todas as vossas cidades, pela míngua de pão em todos os vossos lugares; contudo, nunca vos tornastes a mim, diz o Senhor.
E também eu mesmo detive de vós a chuva, faltando ainda três meses para a sega, e fiz chover sobre uma cidade, e sobre outra cidade fiz não chover: sobre uma porção de terra choveu, e a outra porção, sobre a qual não choveu, veio a secar-se.
E iam errantes duas, e até três cidades, a uma outra cidade, para beber água, mas não se fartavam; contudo, nunca vos tornastes a mim, diz o Senhor.
Feri-vos com alforra e com ferrugem; vossas muitas hortas e vossas vinhas, e vossos figueirais e vossos olivais, tudo comeu a lagarta. Mas nunca vos tornastes a mim, diz o Senhor.
Enviei entre vós outros mortandade, à maneira do Egito; matei à espada vossos rapazes, com apresamento de vossos cavalos. E fiz subir o fedor de vossos arraiais até vossas narinas, mas nunca vos tornastes a mim, diz o Senhor.
Transtornei a alguns dentre vós outros, como quando Deus subverteu a Sodoma e a Gomorra; e fostes como tição arrebatado pelo fogo. Contudo, nunca vos tornastes a mim, diz o Senhor.
Portanto, desta maneira te farei a ti, ó Israel; e porquanto te hei de fazer isto, prepara-te para ir ao encontro do teu Deus, ó Israel.
Porque eis que o que forma os montes e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu mais secreto pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa as alturas da terra: Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome.
Capítulo 5
Ouvi vós esta palavra, que eu levanto sobre vós outros uma lamentação, ó casa de Israel.
Caiu, nunca mais se levantará a virgem de Israel; foi abandonada sobre a sua terra, ninguém há que a levante.
Porque assim diz o Senhor Deus: À cidade que saía com mil, lhe restarão apenas cem. E àquela que saía com cem, lhe ficarão somente dez, na casa de Israel.
Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.
E não busqueis a Betel, em Gilgal não entreis, e por Bersebá não passeis; porque Gilgal se levará sim em cativeiro, e Betel será feita Bete-Aven.
Buscai ao Senhor, e vivei; para que ele não avance como fogo sobre a casa de José, e a consuma, e não haja quem o apague em Betel.
Os que convertem em alosna o juízo, e deitam por terra a justiça!
Buscai ao que faz as Plêiades e o Órion, e torna em manhã as sombras da morte, e faz com que o dia se escureça em noite; o que invoca as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra: Senhor é o seu nome.
O que se refrigera com a assolação do forte, de modo que sobrevenha desolação à fortaleza.
Mas detestaram na porta ao seu repreensor; e ao que falava coisas retas, eles o abominaram.
Portanto, visto que pisoteais ao pobre, e ainda recebeis dele dádivas de trigo, vós edificastes casas de pedras de cantaria, mas não as habitareis; plantastes desejáveis vinhas, mas do vinho delas não bebereis.
Porque eu sei que muitas são as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; que afligem ao justo, e recebem subornos, e pervertem nas portas o direito dos pobres.
Pelo que o prudente, em tal tempo, calar-se-á; porque o tempo será mau.
Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; porque assim estará convosco o Senhor, Deus dos Exércitos, como vós mesmos dizeis.
Aborrecei o mal, e amai o bem; e estabelecei o juízo na porta. Quem sabe se assim o Senhor, Deus dos Exércitos, não terá piedade do remanescente de José!
Portanto assim diz o Senhor, Deus dos Exércitos, o Senhor: Em todas as praças haverá pranto, e em todos as ruas dirão: Ai, ai! E ao lavrador chamarão ao luto, e ao lamento aos que souberem prantear.
E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor.
Ai dos que desejam o dia do Senhor! De que vos servirá o tal dia do Senhor? Trevas será, e não luz.
Como o que foge de diante do leão, e se encontra com ele o urso; ou como se ele entrasse em casa e, apoiando sua mão na parede, o picasse uma cobra!
Não será, porventura, trevas o dia do Senhor, e não luz? E escuridão, sem qualquer resplendor?
Aborreci, sim, abominei as vossas festividades; e não me foram boa fragrância as vossas solenidades.
Pois se me oferecerdes holocaustos, e também os vossos manjares, não os receberei; e para as ofertas gratíficas dos vossos cevados, eu nem olharei.
Tira de mim a multidão das tuas cantigas, e o salmodiar dos teus saltérios não mais ouvirei.
Mas corra como águas o juízo, e a justiça como ribeiro impetuoso.
Sacrifícios e dádivas me oferecestes vós no deserto em quarenta anos, ó casa de Israel?
Mas levastes o tabernáculo de vosso rei, e a figura de vossos ídolos; sim, a estrela de vossos deuses, que para vós mesmos fizestes.
Portanto, eu vos deportarei para além de Damasco: tal diz o Senhor, Deus dos Exércitos é o seu nome.
Capítulo 6
Ai dos que andam seguros em Sião, e dos que estão confiantes lá no monte de Samaria; os mais renomados entre tais nações principais, aos quais se dirigem os da casa de Israel.
Passai a Calnê, e olhai; e dali ide à grande Hamate. E descei até Gate dos filisteus, para ver se são aqueles reinos melhores que estes reinos; se são seus limites maiores que os vossos limites.
Vós que recuais o dia mau, mas aproximais o assento da violência.
Que se deitam em camas de marfim, e se esticam sobre seus leitos; e comem os cordeiros do rebanho, e os bezerros do meio do cevadouro.
Que garganteiam ao som do alaúde; e inventam para si instrumentos de música, ao modo de Davi.
Que bebem vinho em finas taças, e se ungem com unguentos os mais preciosos; e não se afligem pelo quebrantamento de José.
Pelo que agora eles irão em cativeiro, entre os primeiros dos que forem feitos cativos; e ir-se-á embora a folia dos devassos.
O Senhor Deus jurou por sua própria alma, diz o Senhor, Deus dos Exércitos: Abomino a grandeza de Jacó, e a seus palácios aborreço. Pelo que entregarei ao inimigo a cidade, e toda a sua plenitude.
E acontecerá que, se restarem dez homens numa casa, eles morrerão.
E a cada um deles tomará um seu parente, com o seu cremador, e levará os seus ossos para fora da casa; e dirá ao que estiver no fundo da casa: Há mais alguém contigo? E este dirá: Já acabou. E então aquela dirá: Quieto! Pois não convém rememorar o nome do Senhor.
Porque eis que o Senhor ordenará, e ferirá com goteiras à casa maior, e a casa menor com fissuras.
Porventura, correrão os cavalos num rochedo? Lavrá-lo-ão com vacas!? Porque vós outros mudastes o juízo em fel, e o fruto da justiça em alosna.
Vós, os que vos alegrais pelo o que é nada! Os quais dizeis: Porventura, não tomamos para nós chifres com a nossa própria força?
Porque eis que eu levantarei sobre vós outros, ó casa de Israel, diz o Senhor, Deus dos Exércitos, uma nação; a qual vos apertará desde a entrada de Hamate, até o ribeiro da campina.
Capítulo 7
O Senhor Deus fez-me ver uma visão assim: e eis que ele formava gafanhotos, no princípio do despontar do feno tardio. E eis que era o feno tardio de depois das colheitas do rei.
E aconteceu que, tendo acabado de comer a erva da terra, então eu disse: Ah Senhor Deus, perdoa agora; como se levantará Jacó? Pois pequeno é ele.
Arrependeu-se o Senhor disso: tal não será, disse o Senhor.
Depois, o Senhor Deus fez-me ver uma visão assim: e eis que, para julgar com fogo, convocava o Senhor Deus. E tal fogo consumiu um grande abismo, e consumiu uma porção de terra.
Então disse eu: Ah Senhor Deus, cessa agora; como se levantará Jacó? Pois pequeno é ele.
Arrependeu-se o Senhor disso: tal também não será, disse o Senhor Deus.
Fez-me ainda ver uma visão assim: e eis que o Senhor se detinha sobre uma muralha, edificada a prumo. E tinha ele em sua mão um prumo.
Disse-me então o Senhor: Que vês tu, ó Amós? E disse eu: Um prumo. E disse o Senhor: Eis que eu ponho um prumo no meio do meu povo Israel; daqui por diante, não mais o passarei.
Mas os altos de Isaque serão assolados, e os santuários de Israel serão destruídos; e levantar-me-ei contra a casa de Jeroboão com a espada.
Então Amasias, sacerdote de Betel, enviou mensageiros a Jeroboão, rei de Israel, dizendo: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel, e a terra já não pode mais suportar todas as suas palavras.
Porque assim tem dito Amós: À espada morrerá Jeroboão. E Israel certamente irá em cativeiro, lançado fora de sua terra.
E então disse Amasias a Amós: Ó vidente, vai-te, foge à terra de Judá! E come lá o teu pão, e lá profetiza!
E em Betel, daqui por diante, não mais profetizes; porque é santuário do rei, e casa do reino.
E respondeu Amós, e disse a Amasias: Eu não era profeta, e nem filho de profeta. Mas era boieiro, e colhedor de figos selvagens.
Porém tomou-me o Senhor de detrás do gado. E disse-me o Senhor: Vai, profetiza ao meu povo Israel.
Agora, pois, ouve tu a palavra do Senhor. Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem destiles palavra contra a casa de Isaque.
Portanto, assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada; e tua terra será repartida a cordel. E tu morrerás em terra imunda, e Israel irá mesmo em cativeiro, lançado fora de sua terra.
Capítulo 8
Fez-me o Senhor Deus ver tal visão: e eis um cesto de frutas de verão.
E disse ele: Que vês tu, ó Amós? Então eu disse: Um cesto de frutas de verão. E disse-me o Senhor: Tem vindo o fim sobre meu povo Israel; daqui por diante, não mais o passarei.
E as cantigas do templo serão uivos naquele dia, diz o Senhor Deus; os cadáveres serão multiplicados, por todo lugar lançados em silêncio.
Ouvi isto, vós que anelais o abatimento dos necessitados; e isso para destruir os mais aflitos da terra,
Dizendo: Quando passará a lua nova, para que vendamos o trigo? E o sábado, para que abramos os celeiros de grãos!? Diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e falseando com balança enganadora!
E para comprarmos por dinheiro ao pobre, e ao necessitado por um par de sapatos; e venderemos até as casquinhas do trigo!
Jurou o Senhor pela glória de Jacó: se jamais me esquecerei de todas as suas obras!
Porventura não se há de estremecer a terra por isso, e não se lamentará todo habitante dela? E toda ela subirá como um rio, e será enxotada, e será submersa como pelo rio do Egito.
E acontecerá naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que se ponha o sol ao meio-dia; e à terra cobrirei de trevas em dia claro.
E tornarei as vossas festas em luto, e todas as vossas cantigas em lamentação; e farei pôr saco sobre todos os lombos, e sobre toda cabeça trarei calva. E farei que tal seja como pranto pelo unigênito, e seu fim como dia amargo.
Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra: fome não de pão, e sede não de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
E vaguearão de um mar a outro mar, e do norte ao oriente: irão e virão em busca da palavra do Senhor, mas não a acharão.
Naquele tempo, as donzelas formosas, e também os rapazes, desmaiarão de sede.
Os que juram pelo delito de Samaria, e dizem: Vive teu Deus de Dã, e vive o caminho de Bersebá! Sim, estes cairão, e não mais se levantarão.
Capítulo 9
E vi ao Senhor, o qual se detinha sobre o altar; e disse ele: Fere o capitel, e estremeçam-se os umbrais; e despedaça-os por sobre a cabeça de todos eles; e o remanescente deles, à espada matarei. O que foge dentre eles não se livrará, e o que escapa dentre eles não se salvará.
Se cavarem até o inferno, dali os tomará a minha mão; e se subirem até o céu, dali os farei descer.
E se acaso se esconderem no cume do Carmelo, ali os buscarei, e de lá os tomarei; e se ainda se ocultarem de diante dos meus olhos no mais fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá.
E se forem levados em cativeiro diante dos seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; e porei o meu olho sobre eles para o mal, e não para o bem.
Pois o Senhor, o Deus dos Exércitos, é aquele que toca a terra, e ela se derrete; e choram todos quantos nela habitam. E subirá toda ela como um rio, e será inundada como pelo rio do Egito.
É ele o que edificou no céu os seus degraus, e o seu ajuntamento sobre a terra estabeleceu. O que invoca as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra; Senhor é o seu nome.
Ó filhos de Israel, não me sois vós outros como os filhos de etíopes? Diz o Senhor. Não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?
Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra o reino pecador, para exterminá-lo da face da terra. Todavia, não eliminarei de todo a casa de Jacó, diz o Senhor.
Porque eis que eu darei ordem, e farei que seja cirandada entre todas as gentes a casa de Israel; sim, como se ciranda o trigo na peneira, e não cai um grãozinho sequer em terra.
À espada morrerão todos os pecados dentre o meu povo. Os quais dizem: Não se achegará, nem nos surpreenderá o mal.
Naquele dia, levantarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e taparei suas brechas, e suas ruínas levantarei, e reedificá-lo-ei como nos dias da antiguidade.
Para que eles possuam o remanescente de Edom, e todas as nações sobre as quais é chamado o meu nome: tal diz o Senhor, o mesmo que faz isto.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o lavrador se achegará ao ceifeiro; e o que pisa as uvas, ao que espalha a semente. E os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
E farei tornar o cativeiro do meu povo Israel; e reedificarão as cidades assoladas, e habitá-las-ão; e plantarão vinhas, e beberão do seu vinho. E farão hortas, e comerão do seu fruto.
E plantá-los-ei em sua própria terra; e nunca mais serão arrancados de sua terra, a qual eu mesmo lhes dei, diz o Senhor, o teu Deus.