Capítulo 1
- A visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus acerca de Edom: Temos ouvido o anúncio do Senhor, e um mensageiro foi enviado entre as gentes, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela em batalha!
- Eis que pequeno te tenho feito entre as gentes: abatido serás sobremaneira.
- A soberba do teu coração te tem enganado, como o que habita nas fendas dos rochedos, sua altíssima morada. O que diz em seu coração: Quem me derribará em terra?
- Se te elevares como águia, e se entre as estrelas puseres o teu ninho; de lá te derribarei, diz o Senhor.
- Se ladrões viessem a ti, ou roubadores de noite – como serás destruído! –, porventura não furtariam só o que lhes bastasse? E se vindimadores viessem a ti, porventura não deixariam rebuscos?
- Mas como foram esquadrinhadas as coisas de Esaú! Como foram inquiridos os seus tesouros ocultos!
- Até à fronteira te acompanharam todos os teus aliados; eles te têm enganado, sim, prevaleceram contra ti os que tinham paz contigo. Em lugar do teu pão, puseram emboscada debaixo de ti; não há nele entendimento.
- Porventura não será naquele dia, diz o Senhor? Em que farei perecer os sábios de Edom, e toda a prudência do monte de Esaú?
- E teus valentes, ó Temã, serão quebrantados; para que seja extirpado o homem forte do monte de Esaú pela matança.
- Pela injúria feita a teu irmão Jacó, vergonha te cobrirá; e serás desarraigado para todo sempre.
- No dia em que estiveste contra ele, no dia em que estrangeiros levaram cativo o seu exército; e quando os forasteiros entraram por suas portas, e lançaram sortes sobre Jerusalém, também tu foste como um deles!
- Mas não contemples o dia do teu irmão, o dia em que foi expatriado; nem te alegres pelos filhos de Judá, no dia em que foram arruinados. Nem alargues tua boca em tal dia de angústia!
- Não entres pela porta de meu povo, no dia de sua calamidade; nem tampouco contemples o seu mal, no dia de sua calamidade. Nem estendas tua mão sobre os seus bens, no dia da sua calamidade.
- Nem te ponhas nas encruzilhadas, para matar quantos deles escaparam; nem entregues os que deles têm restado, em tal dia de angústia.
- Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as gentes. Tal como tu fizeste, assim se fará contigo: tua recompensa voltará sobre tua própria cabeça!
- Porque da maneira como vós outros bebestes em meu santo monte, assim beberão todas as gentes, continuamente: beberão, e engolirão, e serão como se não houvessem sido.
- Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e a casa de Jacó possuirá suas herdades.
- E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José será chama; mas a casa de Esaú, estopa; e se inflamarão contra eles, e consumi-los-ão. Não ficará resquício à casa de Esaú, porque o Senhor o falou.
- E possuirão a porção do meio-dia, com o monte de Esaú, bem como as planícies, com a terra dos filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samaria. E a terra de Benjamim, juntamente com Gileade.
- E os que forem levados cativos deste exército, dos filhos de Israel, que estão entre os cananeus até Sarepta, e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade; eles possuirão as cidades do meio-dia.
- E subirão salvadores ao monte Sião, para julgar o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.