Capítulo 1
- Palavra do Senhor, a qual foi dada a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá; e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
- Princípio do que falou o Senhor por Oseias. E disse o Senhor a Oseias: Vai, toma para ti uma mulher fornicadora, e também filhos de fornicação; porque a terra deveras fornica, desviando-se de seguir ao Senhor.
- E foi, e tomou a Gomer, filha de Diblaim; e ela concebeu, e lhe deu à luz um filho.
- E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe por nome “Jezreel”. Porque ainda mais um pouco, e visitarei os homicídios de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
- E acontecerá naquele dia, que eu quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
- E concebeu ela ainda, e deu à luz a uma filha; e disse-lhe o Senhor: Põe-lhe por nome “Lo-Ruamá”. Porque não mais terei misericórdia da casa de Israel; mas tudo lhes tirarei.
- Mas da casa de Judá terei misericórdia, e salvá-los-ei pelo Senhor, seu Deus; pois não os salvarei por arco nem por espada, nem por batalha, por cavalos ou por cavaleiros.
- E depois de ela haver desmamado a Lo-Ruamá, concebeu e deu à luz a mais um filho.
- Então disse ele: Põe-lhe por nome “Lo-Amí”. Porque vós outros não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.
- Todavia, será o número dos filhos de Israel como a areia do mar, a qual não se pode medir, nem contar. E acontecerá que, no lugar onde lhes fora dito: Vós outros não sois meu povo; ali mesmo se lhes dirá: Filhos do Deus vivente!
- E serão reunidos os filhos de Judá e os filhos de Israel, e levantarão para si um só cabeça, e subirão da terra; porque grandioso será o dia de Jezreel.
Capítulo 2
- Dizei a vossos irmãos: Ó povo meu! E a vossas irmãs: Ó tu, que tens recebido misericórdia!
- Pleiteai com vossa mãe, pleiteai; porque ela não é minha mulher, nem eu seu marido. Para que tire suas fornicações de sua face, e seus adultérios de entre os seus seios.
- Para que eu não a despoje toda despida, e a deixe tal como no dia em que nasceu; e a ponha como um deserto, e a ponha como terra seca, e a mate de sede.
- Nem terei misericórdia de seus filhos, porque filhos são de fornicações.
- Porque sua mãe fornicou; fez coisas vergonhosas aquela que os gerou. Porque disse: Irei atrás de meus amantes, os quais me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu azeite e minhas bebidas.
- Portanto, eis que eu cerco teu caminho com espinhos. E fecharei bem a sua sebe; e seus caminhos, ela não mais achará.
- E perseguirá seus amantes, mas não os alcançará; buscá-los-á, mas não os achará. Então dirá: Irei, e tornar-me-ei ao meu primeiro marido; porque melhor me era então do que agora.
- Pois ela não soube que era eu quem lhe dava o trigo, e o vinho, e o azeite; e a prata lhe multipliquei, e também o ouro, de que fizeram a Baal.
- Portanto eu tornarei, e tomarei meu trigo a seu tempo, e meu vinho em sua sazão; e arrebatarei minha lã e meu linho, que eu lhe tinha dado para cobrir sua nudez.
- E agora, eu mesmo desnudarei sua vileza diante dos olhos de seus amantes; e ninguém a livrará de minha mão.
- E farei cessar todo seu regozijo, sua festa, sua lua nova, e seu sábado; e todas suas solenidades.
- E assolarei sua vide e sua figueira, acerca das quais ela tem dito: Meu salário são elas para mim, que me têm dado meus amantes! E farei delas mato, e comê-las-ão as bestas do campo.
- E visitarei sobre ela os tempos dos baalins, aos quais incensava; e adornava-se com suas arrecadas e com seus colares, e ia atrás de seus amantes. Mas esqueceu-se de mim, diz o Senhor.
- Portanto, eis que eu a seduzirei, e a levarei ao deserto; e lhe falarei segundo o seu coração.
- E dar-lhe-ei suas vinhas desde ali, e o Vale de Acor como uma porta de esperança; e ali cantará como nos tempos de sua mocidade, e como no dia em que ela subiu da terra do Egito.
- E acontecerá naquele tempo, diz o Senhor, que me chamarás “Marido meu”; e nunca mais me chamarás “Baal meu”.
- Porque tirarei de sua boca os nomes dos baalins, e nunca mais será feita menção deles pelo seu nome.
- E farei por eles um concerto naquele tempo até com as bestas do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra. E da terra quebrarei arco, e cutelo, e batalha; e fá-los-ei deitar seguros.
- E desposar-te-ei comigo para sempre: desposar-te-ei comigo em justiça e em juízo, e em misericórdia e em compaixões.
- E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e então conhecerás ao Senhor.
- E acontecerá, naquele tempo, que eu responderei, diz o Senhor, eu responderei os céus; e eles responderão a terra.
- E a terra responderá o trigo, e o vinho, e o azeite; e eles responderão a Jezreel.
- E semeá-la-ei para mim na terra, e terei misericórdia de Lo-Ruamá. E direi a Lo-Amí: Tu és meu povo; e ele dirá: Deus meu!
Capítulo 3
- E disse-me o Senhor: Vai ainda outra vez, e ama uma mulher que, amada por seu companheiro, ainda assim comete adultério. Como o amor do Senhor para com os filhos de Israel; os quais olham para deuses alheios, e amam frascos de vinho.
- E comprei-a para mim por quinze peças de prata; e um ômer de cevada, e mais meio ômer de cevada.
- E disse-lhe: Tu ficarás aí para mim por muitos dias: não fornicarás, nem tomarás outro varão. E também eu assim ficarei para ti.
- Porque também por muitos dias ficarão os filhos de Israel sem rei e sem príncipe, e sem sacrifício e sem estátua; e sem éfode e sem terafim.
- Mas depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; e temendo, virão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias.
Capítulo 4
- Ouvi vós palavra do Senhor, ó filhos de Israel. Porque o Senhor tem um pleito com os moradores da terra; pois não há verdade, nem piedade, nem conhecimento de Deus na terra.
- Mas somente perjurar e mentir, e matar e furtar, e também adulterar; corromperam-se, e homicídios contra homicídios se tocaram.
- Pelo que a terra estará de luto, e desfalecerá todo morador dela, com as bestas do campo, e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão ceifados.
- Porém que ninguém contenda, e nem os repreenda alguém; porque teu povo é como os que pleiteiam com o sacerdote.
- E tu cairás de dia, e cairá também contigo o profeta de noite; e destruirei a tua mãe.
- Destruído é o meu povo, porque lhe faltou o conhecimento. Porquanto tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não mais sejas sacerdote diante de mim; e visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também de teus filhos me esquecerei eu.
- Conforme se foram multiplicando, assim pecaram contra mim: a sua glória, pois, por infâmia eu a trocarei.
- Do pecado de meu povo se alimentam, e de sua maldade têm desejo ardente.
- E tal como o povo, assim será o sacerdote; e visitarei sobre ele seus próprios caminhos, e recompensar-lhe-ei conforme a suas obras.
- E comerão, mas não se fartarão; fornicarão, mas não se multiplicarão. Porque ao Senhor deixaram de guardar.
- Fornicação, e vinho, e mosto, estes tiram o entendimento.
- Meu povo à sua madeira consulta, e seu pedaço de pau lhe dá resposta; porque um espírito de fornicações os enganou, e fornicaram, apartando-se da sujeição ao seu Deus.
- Sobre os cumes dos montes sacrificam, e sobre os outeiros incensam; debaixo de carvalhos, e álamos, e olmos, desde que tenham boa sombra. Assim fornicam vossas filhas, e vossas noras adulteram.
- Porventura, não visitarei isto sobre vossas filhas, visto que fornicam? E sobre vossas noras, posto que adulteram? Porque eles mesmos com as mundanas se desviam, e com as mais vis mulheres sacrificam. Portanto, o povo sem entendimento se transtornará.
- Se fornicares tu, ó Israel, ao menos não se faça culpado Judá! E não entreis em Gilgal, nem subais a Bete-Aven, nem jureis, dizendo: Vive o Senhor!
- Porque como bezerra rebelde, rebelou-se Israel: apascenta-os agora o Senhor como a carneiro em lugar espaçoso.
- Efraim é dado a ídolos, deixa-o!
- Mesmo quando já se foi sua bebedice, ainda assim fornicaram e deveras amaram a afronta os seus príncipes.
- Atou-a o vento em suas asas, e envergonhar-se-ão por causa de seus sacrifícios.
Capítulo 5
- Ouvi vós isto, ó sacerdotes; e estai atentos, ó casa de Israel; e vós, ó casa do rei, escutai; porque a vós outros concerne o juízo. Porque tendes sido laço para Mispá, e rede estendida sobre o Tabor.
- Na matança, os transviados se rebaixaram até o mais profundo; mas eu serei a correção de todos eles.
- Eu bem conheço a Efraim, e Israel não me está oculto; porque agora tens fornicado, ó Efraim, e tem-se contaminado Israel.
- Não dispuseram suas ações para se tornarem ao seu Deus; porque espírito de fornicações está no meio deles, e ao Senhor não conhecem.
- E a soberba de Israel testificará na sua cara. E Israel e Efraim tropeçarão por sua maldade; tropeçou também Judá com eles.
- Com suas ovelhas e com suas vacas andarão buscando ao Senhor, mas não o acharão: apartou-se deles.
- Contra o Senhor se mostraram desleais, porque geraram filhos estrangeiros. Agora há de consumi-los a lua nova, junto com as suas porções.
- Tocai a corneta em Gibeá, a trombeta em Ramá; dai gritos em Bete-Aven, atrás de ti, ó Benjamim!
- Efraim será assolação no dia do castigo; entre as tribos de Israel, já manifestei aquilo que certo está.
- São os príncipes de Judá como aqueles que ultrapassam os limites; sobre eles, pois, derramarei como água a minha ira.
- Oprimido está Efraim, quebrantado em juízo; porque ele mesmo o quis, e andou atrás de vãs ordenanças.
- Mas eu serei como traça a Efraim, e como podridão para a casa de Judá.
- E viu Efraim sua enfermidade, e Judá sua chaga; mas foi Efraim a Assur, e enviou homens ao rei Jarebe. Mas ele não vos poderá sarar, nem vos curará a chaga.
- Porque eu serei como leão a Efraim; e como filho de leão, à casa de Judá. Eu mesmo, sim, eu mesmo arrebatarei, e me irei; tomarei, e não haverá quem livre.
- Ir-me-ei, e tornarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados, e busquem minha face. Em sua angústia, madrugarão por mim, dizendo:
Capítulo 6
- Vinde, e tornemo-nos ao Senhor, pois ele arrebatou, mas nos curará; ele feriu, mas nos enfaixará.
- Vivificar-nos-á depois de dois dias. Ao terceiro dia, nos levantará; e viveremos diante dele.
- Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, está prestes sua saída. E ele virá a nós outros como a chuva; sim, como chuva serôdia, a qual rega a terra.
- Que te farei a ti, ó Efraim? Que te farei a ti, ó Judá!? Vossa benevolência é como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que logo se passa.
- Por esta causa, retalhei-os com os profetas; matei-os com as palavras da minha boca. E teus juízos, como luz sairão.
- Porque misericórdia quero, e não sacrifício; e conhecimento de Deus, mais que holocaustos.
- Mas eles, à semelhança de Adão, transgrediram o concerto: ali se mostraram desleais para comigo.
- Gileade é cidade de obradores de iniquidade, toda calcada com sangue.
- E como esperam pela vítima as quadrilhas de ladrões, assim é a companhia dos sacerdotes, que matam no caminho para Siquém; porque maldade fazem.
- Na casa de Israel, vi coisa horrenda: ali está a fornicação de Efraim, contaminou-se Israel.
- Mas também Judá há de pôr uma colheita para ti, ó Israel; havendo eu tornado o cativeiro de meu povo.
Capítulo 7
- Enquanto eu curava a Israel, revelou-se a iniquidade de Efraim, e também as maldades de Samaria; porque praticaram falsidade. E entra o ladrão, e a quadrilha de salteadores assalta lá fora.
- E não dizem em seu coração que toda a sua maldade, eu a trago na memória. Agora, pois, as suas obras os cercam; perante minha face, eles estão.
- Com sua maldade alegram ao rei, e com suas mentiras aos príncipes.
- Todos eles são adúlteros, como forno aquecido pelo forneiro; o qual cessará de despertar, depois de já feita a massa, até que esteja levedada.
- É o dia de nosso rei; os príncipes o fizeram enfermar com odre de vinho. Ele estendeu a sua mão com os escarnecedores.
- Porque aplicaram como um forno o seu coração, pondo-se de emboscada: a noite toda dorme seu forneiro, de manhã está ele aceso como fogo flamejante.
- Todos eles se esquentam como o forno, e devoraram a seus juízes; todos seus reis caíram, não há entre eles quem clame a mim.
- Quanto a Efraim, com os povos ele se envolveu: Efraim foi como fogaça não virada.
- Estranhos devoraram sua sustância, e ele não percebeu; até velhice das cãs se lhe espalhou, e ele não entendeu.
- E a soberba de Israel testificou em sua cara; pois não se tornaram ao Senhor, seu Deus, e nem o buscaram, com tudo isso.
- E fez-se Efraim como pomba enganada, sem entendimento: chamam ao Egito, e vão-se a Assur.
- Mas quando lá forem, estenderei sobre eles minha rede: como aves do céu, fá-los-ei cair. Castigá-los-ei conforme a tudo o que se tem ouvido na sua congregação.
- Ai deles, porque se desgarraram de mim! Destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim! Eu os redimi, sim, mas eles falaram contra mim mentiras.
- E não clamaram a mim com seu coração, quando uivaram sobre suas camas: por trigo e mosto se congregaram, apartaram-se, pondo-se contra mim.
- E eu os castiguei, e fortaleci seus braços; mas contra mim, pensaram mal.
- Tornaram-se, mas não ao Altíssimo; foram como arco enganoso; caíram à espada seus príncipes, pelo furor de sua língua. Este será seu escárnio na terra do Egito.
Capítulo 8
- À tua boca, põe uma trombeta; como águia vem contra a casa do Senhor. Porque transgrediram meu concerto, e contra minha Lei se rebelaram.
- A mim clamarão: Deus meu, conhecemos-te, somos Israel.
- Rejeitou Israel o bem: o inimigo o perseguirá.
- Eles fizeram reinar, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube. De sua prata e de seu ouro, fizeram para si ídolos; para ser destruído cada um deles.
- Teu bezerro, ó Samaria, te desamparou; acendeu-se minha ira contra eles. Até quando não poderão reter a inocência?
- Porque de Israel, também é ele: um artífice o fez, posto que não é Deus. Pois desfeito em pedaços será o bezerro de Samaria!
- Porque semeiam vento, e redemoinho segam; ninguém terá seara, nem a erva dará farinha, e se a der, estranhos a devorarão.
- Será devorado Israel: desde agora estarão entre as gentes, como vaso em que não há contentamento.
- Porque eles subiram a Assur, como asno montês que está por si só; já Efraim, por salário alugou amantes.
- Ainda que aluguem entre as gentes, agora as ajuntarei; e começarão a ser diminuídos, pela carga do rei dos príncipes.
- Porque multiplicou Efraim altares para pecar: sim, fizeram-se neles altares para pecar.
- Escrevi-lhe as grandezas da minha Lei: por coisa estranha foram reputadas.
- Quanto aos sacrifícios de minhas dádivas, sacrificaram carne e a comeram; o Senhor não se agradou deles. Agora se lembrará da iniquidade deles, e visitará seus pecados; eles tornarão ao Egito.
- Esqueceu-se, pois, Israel daquele que o fez, e edificou palácios; e Judá multiplicou cidades fortificadas. E eu lançarei fogo em suas cidades, o qual consumirá seus palácios.
Capítulo 9
- Não te alegres, ó Israel, até saltar de alegria como os povos; pois tens fornicado, desviando-te do teu Deus. Amaste a paga de rameira, por todas as eiras de trigo!
- Eira e lagar não os sustentará, e o mosto lhe mentirá.
- Não ficarão na terra do Senhor; mas tornará Efraim ao Egito, e na Assíria comerão coisa imunda.
- Não derramarão vinho ao Senhor, nem lhe serão agradáveis; seus sacrifícios lhes serão como o pão dos que estão de luto; todos os que comerem dele, ficarão imundos. Porque seu pão é só para a sua própria alma: não entra na Casa do Senhor.
- Que fareis no dia da solenidade? E no dia da festa do Senhor?
- Porque eis que eles se foram, por causa da destruição: o Egito os colherá, Mofe os enterrará. O mais desejável de sua prata, a urtiga o possuirá por herança; espinho crescerá em suas tendas.
- Já vieram os dias da visitação, já chegaram os dias da retribuição: Israel o reconhecerá. Louco é o profeta, desvairado o varão de espírito; por causa da abundância da tua maldade, e tão grande hostilidade.
- O atalaia de Efraim está com meu Deus; mas o profeta é laço de passarinheiro em todos seus caminhos, hostilidade na casa de seu Deus.
- Rebaixaram-se ao mais profundo, corromperam-se como nos dias de Gibeá; mas ele se lembrará de sua iniquidade, visitará seus pecados.
- Como uvas no deserto, achei a Israel; como a fruta temporã da figueira, vi no seu princípio a vossos pais. Mas eles entraram junto a Baal-Peor, e apartaram-se para tal vergonha; e fizeram-se abomináveis, conforme aquilo que amaram.
- Quanto a Efraim, como ave, voará sua glória: desde o nascimento, ou desde o ventre, ou desde a concepção.
- E se criarem os seus filhos, até serem grandes, eu os privarei deles entre os homens; porque ai deles sim, quando eu me retirar deles!
- Efraim, segundo o vejo, é como Tiro, plantada em lugar deleitoso; mas Efraim lançará fora, para o matador, os seus próprios filhos.
- Dá-lhes, ó Senhor, aquilo que lhes hás de dar: dá-lhes ventre que aborte, e peitos ressequidos!
- Toda a maldade deles está em Gilgal; porque ali os aborreci, dada malícia de suas obras: de minha casa os despedirei. Já não mais os amarei, porque todos os seus príncipes são rebeldes.
- Ferido foi Efraim: sua raiz se secou, não mais darão fruto. Ainda que gerem, eu mesmo matarei o que é desejado por seu ventre.
- Rejeitá-los-á o meu Deus, porque não lhe deram ouvidos; e serão errantes entre as gentes.
Capítulo 10
- Videira esvaziada é Israel; dá fruto para si mesmo. Conforme a multidão do seu fruto, multiplicou altares; conforme a bondade da sua terra, embelezaram suas estátuas.
- Lisonjeia-os o seu próprio coração; mas agora, serão achados culpados. Ele decepará seus altares, assolará suas estátuas.
- Porque agora dirão: Porventura, não temos nós rei? Posto que não tememos ao Senhor; e o rei, que nos fará ele por nós?
- Falaram meras palavras, jurando em vão, ao fazerem aliança; e florescerá como cicuta o juízo nos sulcos do campo.
- Pela bezerra de Bete-Aven serão atemorizados os moradores de Samaria. Porque lamentará por causa dela o seu povo, e também os seus falsos sacerdotes, os quais por ela se alegravam, isto é, por sua glória; pois já se foi a glória dela.
- E também ela até à Assíria será levada, como presente ao rei Jarebe: Efraim será envergonhado, Israel será confundido por seu conselho.
- Acerca de Samaria, cortado será o seu rei: como a escuma por sobre as faces das águas.
- E serão destruídos os altares de Aven, isto é, o pecado de Israel: espinheiro e cardo crescerá sobre seus altares. E dirão aos montes: Cobri-nos! E aos outeiros: Caí sobre nós outros!
- Desde os dias de Gibeá tens pecado, ó Israel. Ali estiveram; não os prendeu em Gibeá a batalha contra os filhos da perversidade.
- Por isso, tal como eu desejo, assim os castiguei; e povos se ajuntaram contra eles, atando-os aos seus dois sulcos.
- E Efraim é como bezerra acostumada a amar o trilhar; mas eu passarei sobre a formosura do seu pescoço. Porventura, deixarei cavalgar a Efraim? E lavrará Judá? Quebrará seus torrões Jacó?
- Semeai para vós outros em justiça, segai conforme a misericórdia; lavrai para vós outros uma lavoura. Porque tempo é de buscar ao Senhor; até que ele venha, e chova justiça sobre vós.
- Lavrastes impiedade, segastes iniquidade; comestes do fruto da mentira. Porque confiaste em teu próprio caminho, na multidão de teus fortes.
- Portanto, em teus povos se levantará um alvoroço, e todas tuas fortalezas serão destruídas, como foi na destruição perpetrada por Salmã em Bete-Arbel, no dia da batalha: a mãe com os filhos foi despedaçada!
- Assim fará a vós outros Betel, pela muita maldade de vossa maldade! Logo pela manhã, será de todo cortado o rei de Israel.
Capítulo 11
- Quando Israel era menino, então o amei; e lá do Egito, chamei ao meu filho.
- Clamavam a eles; ainda assim, eles se iam de sua presença, aos baalins sacrificavam, e às imagens incensavam.
- Eu porém encaminhava a Efraim – levantou-os em seus braços –, mas eles não reconheceram que eu os curava.
- Com cordas humanas eu os trouxe, com cordões de amor; e fui para eles como os que aliviam o jugo de sobre suas queixadas. E fiz chegar até ele o mantimento.
- Não tornará à terra do Egito, mas Assur será o seu rei; porque não quiseram se converter.
- E cairá a espada sobre suas cidades, e acabará com suas aldeias, e consumi-las-á; por causa de seus conselhos.
- Mas o meu povo está apegado ao desviar-se de mim; e ainda que o chamam ao Altíssimo, nenhum há, dentre eles todos, que se levanta.
- Como te tratarei, ó Efraim? Entregar-te-ei, ó Israel? Como farei de ti como a Admá, e tornar-te-ei como Zeboim!? Revolve-se dentro de mim meu coração; acendidos estão todos os meus pesares.
- Não executarei o furor de minha ira; não me tornarei para destruir a Efraim. Porque eu sou Deus, e não homem; o Santo no meio de ti, e não entrarei na cidade.
- Após o Senhor caminharão, o qual como leão bramará; sim, certamente bramará, e tremendo virão os filhos desde o mar.
- Tremendo virão como ave desde o Egito, e como pomba desde a terra da Assíria; e fá-los-ei habitar em suas casas, diz o Senhor.
- Cercou-me com mentira Efraim, e com engano a casa de Israel; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos é fiel.
Capítulo 12
- Efraim é apascentado pelo vento, e persegue ao soão; mentira e destruição aumenta todo o dia. Porque com os assírios fizeram aliança, e azeite se leva ao Egito.
- E demanda tem também o Senhor com Judá: para visitar a Jacó conforme a seus caminhos, pagar-lhe-á conforme a suas obras.
- Ainda no ventre, tomou pelo calcanhar a seu irmão; e com sua força, prevaleceu como príncipe lutando contra Deus.
- Sim, venceu ao anjo e prevaleceu, chorou e lhe rogou; em Betel o achou, e ali falou conosco.
- Mas o Senhor é o Deus do Exércitos: Senhor é seu memorial.
- Tu, pois, por teu Deus te converte; guarda misericórdia e juízo, e em teu Deus espera sempre.
- Mas mercador é Efraim, que traz em sua mão peso falso, que da opressão é amante.
- Disse porém Efraim: Certamente me tenho enriquecido; riquezas tenho achado para mim! De todos os meus trabalhos, não se achará em mim iniquidade alguma que seja pecado!
- Eu, pois, sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; ainda te farei habitar em tendas, como nos dias do ajuntamento solene.
- E falei pelos profetas, e a profecia eu aumentei; e pelo ministério dos profetas, parábolas lhes dei.
- Porventura, Gileade não é iniquidade? Mera vaidade eles têm sido; em Gilgal, sacrificaram bois. E até seus altares são como montões nos sulcos do campo!
- Mas Jacó fugiu ao campo de Aram; e serviu Israel por sua mulher, e por sua mulher guardou ovelhas.
- E por um profeta fez o Senhor subir a Israel do Egito; e por um profeta foi guardado.
- Efraim, por sua vez, enfureceu a Deus amargamente. Portanto, deixará seu sangue sobre ele, e seu opróbrio lhe retribuirá o seu Senhor.
Capítulo 13
- Quando Efraim falava, havia tremor; elevou-se a si mesmo em Israel. Mas quando se fez culpado em Baal, eis que então morreu.
- E agora prosseguem em pecar, e fizeram para si imagem fundida de sua prata, segundo seu entendimento; fizeram ídolos, os quais são todos obra de artífices. E acerca dos tais, dizem aos homens que sacrificam, que beijem aos bezerros!
- Portanto, serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que logo se passa; como o folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça que sai da chaminé.
- Mas eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito. Portanto, não conhecerás outro Deus além de mim; pois não há outro Salvador, senão eu mesmo.
- Eu te conheci no deserto, em terra de sequidão.
- Mas depois tiveram seus pastos, e então se fartaram; fartaram-se, e ensoberbeceu-se o seu coração. Por essa causa, se esqueceram de mim.
- Portanto, eu serei a eles como um leão; como leopardo, espreitarei junto ao caminho.
- Encontrá-los-ei como um ursa roubada de seus filhos, e lhes romperei as fibras de seu coração. E ali os devorarei como leoa; uma besta do campo os despedaçará.
- Tal foi tua perdição, ó Israel, pois te rebelaste contra mim, contra tua ajuda!
- Onde está agora teu rei, para que ele te guarde em todas as tuas cidades? E onde teus juízes, acerca dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes?
- Dei-te um rei em minha ira, e o tirarei em meu furor.
- Atada está a maldade de Efraim, guardado está o seu pecado.
- Dores de parturiente lhe sobrevirão; ele é filho imprudente, porque não permanece em tempo no romper de filhos.
- Do poder do inferno os redimirei, da morte os resgatarei. Onde estão, ó morte, tuas pragas? Onde está, ó inferno, tua destruição? Qualquer arrependimento se esconderá dos meus olhos!
- Porque entre os seus irmãos frutificará. Virá o soão, o vento do Senhor, subindo desde o deserto, e minguar-se-á sua nascente, e secar-se-á sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos produtos preciosos.
- Samaria será tida por culpada, porquanto se rebelou contra o seu Deus: cairão à espada, seus meninos serão despedaçados, e suas grávidas serão rachadas ao meio.
Capítulo 14
- Converte-te, ó Israel, ao Senhor, teu Deus! Porque tens caído por tua própria iniquidade!
- Levai palavras com vós outros, e convertei-vos ao Senhor. Dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e recebe em seu lugar o bem; e pagaremos novilhos com os nossos lábios.
- Assur não nos salvará, nem subiremos a cavalo; e não mais diremos à obra de nossas mãos: Tu és nosso Deus! Porque é por ti que o órfão receberá misericórdia.
- Eu curarei seus desvios, amá-los-ei de boa vontade; porque já se apartou dele a minha ira.
- Serei a Israel como orvalho, ele florescerá como lírio; e lançará suas raízes como no Líbano.
- Estender-se-ão os seus ramos, e será como a da oliveira a sua glória; e o seu aroma, como o do Líbano.
- Retornarão os que se assentarem debaixo de sua sombra; vivificarão como o trigo, e florescerão como a vide. Seu aroma, como o de vinho do Líbano!
- Efraim então dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o ouvirei, e olharei; e serei a ele como a faia verdejante. Por mim o teu fruto é achado!
- Quem é sábio, para que entenda isto? E quem é prudente, para que o saiba? Porque os caminhos do Senhor são direitos, e os justos andarão por eles; mas os rebeldes, neles cairão.